top of page
canoaportal.jpg

A água flui diariamente através de nossas vidas. Sendo um bem indispensável à vida, traz em si a magnitude de uma energia propulsora que catalisa conexões em diferentes níveis. O que é água? Uma grande força total e distribuída em diferentes corpos? Em todos os seres vivos, minerais, debaixo da terra, nos rios, nos mares, nos oceanos, nas chuvas, no céu? 

‘Água Viva’ é baseado no conceito de água do Dr. Masaru Emoto. Segundo o Dr. Masaru Emoto, a água vem nos dizer algo. Basicamente, quer ser ‘água viva’ e não ‘água morta’. A “água viva” é encontrada na natureza, enquanto a “água morta” hidrata as grandes cidades e seus habitantes. Masaru Emoto é conhecido mundialmente por sua pesquisa sobre a água. Ele analisou amostras de diferentes fontes, congelou-as e fotografou os cristais que se formaram no processo. Emoto publicou essas fotografias sob o título de Mensagens de água. 

O Dr. Emoto tinha uma teoria: quando uma molécula de água cristaliza, a água pura se torna um cristal puro, mas a água contaminada cristalizaria igualmente maravilhosamente? O parâmetro avaliativo da fotografia de cristais de água é a “estrutura cristalina hexagonal” completa. “De acordo com nossa experiência, sabemos que fissuras na estrutura cristalina não são bons sinais. Em outras palavras, o critério de avaliação depende de se podemos sentir que é bonito ou não apenas olhando para ele. “(EMOTO, M, p. 16, 2003) 

Ele afirma que os cristais de água tornam visível e mostram toda a informação armazenada por ela, e que ela deixou sua marca profunda em sua estrutura. Quanto mais próxima a água estiver da natureza, mais harmoniosos serão os seus cristais. “Se a natureza é bonita, a água será bela e vice-versa”, diz Emoto. (VÍCTOR - M. AMELA, “A água tem memória”, artigo publicado na revista La Vanguardia.com, 2013) 

Isso implica que a água tem a capacidade de absorver e refletir a energia do ambiente onde está localizada. É um espelho do seu contexto. Sua capacidade de afetar e ser afetada é proporcional à diversidade de condições que determinam seus estados e fluxos. 

Meu interesse pela água está em suas características físicas, sua essência energética e espiritual, sua capacidade de cura e transformação, seu poder de afetar e ser afetada, seu poder de mutação. A situação atual da água do planeta é precária! Seu maltrato pela sociedade de consumo, que está fazendo de seus oceanos depósito de sua excreção, desequilibrando o ecossistema global, é algo preocupante. 

A urgência de um olhar mais atento às águas do planeta, maltratadas pelas intempéries da so- ciedade contemporânea de consumo, estimula-me a disseminar uma mensagem de água. 

Projeto Água Viva
Ações, criações e reflexões acerca do elemento água a partir de uma perspectiva artístico-cientifica experimental

cristais.jpg
Projeto Água Viva

Manaus, Brasil                                       Paris, França

Paisagem Sonora da Água

Depois da experiência no ambiente natural, comecei a refletir sobre formas de levar a energia desse lugar para outros lugares. Então comecei a debruçar-me sobre a paisagem sonora natural que é intrínseca ao lugar e que se diferencia muito da paisagem sonora urbana.

Ös sons fundamentais de uma paisagem são os sons criados por sua geografia e clima: água, vento planícies, pássaros, insetos e animais. Muitos desses sons podem encerrar um significado arquetípico, isto é, podem ter-se imprimido tão profundamente nas pessoas que os ouvem, que a vida sem eles seria sentida com um claro empobrecimento. Podem mesmo afetar o comportamento e estilo de vida de uma sociedade..."(SCHAFER, R., P. 26, 1997) 

 

O som da água é um dos sons fundamentais da natureza e nele há informações sobre o local onde a água está localizada, ou seja, a água reflete o ambiente ao seu redor e seu som traz essa informação para si.

 

Performance Água Viva

A partir daí, me ocorre fazer uma transposição de paisagens sonoras, transpondo o som da água da nascente, enquanto eu danço no ritual de conexão com o planeta Netuno, ao ambiente urbano da cidade de Madrid. Levar a energia da água pura para lugares urbanos onde ela geralmente é pobre ou escassa. Ondas sonoras de água fluem pelo ar, limpando a poluição urbana.

 

No vasto universo hídrico, submerjo profundamente e faço do corpo o instrumento da água. A urgência vital desse elemento me leva a fluir chovendo pelo caminho, enchendo de imaginação hídrica, espaços e pessoas...

 

Neste contexto, surge a performance ‘Agua Viva’ onde o corpo-água traz uma mensagem: a água está viva! O corpo energizado pela água natural traz consigo sua energia através do seu som e a dissemina em ambientes urbanos a partir de uma performance interativa onde o performer traz o som da água junto ao corpo por meio de um sensor de movimento de maneira que ao mover-se, a performer converte-se em uma especie de fonte da água sonora. Quando o movimento cessa, a “fonte sonora” é ativada pelo movimento dos outros, a fim de estabelecer uma relação com as pessoas e o meio ambiente.

paisj sonor.jpg

Alájar, Andalucía, Espanha                                              Madri, Espanha

Performance Água Viva
Paisagem Sonora da Água

Naná Blue

bottom of page